SBMEE presente no Congresso Mundial da FIMS

SBMEE presente no Congresso Mundial da FIMS

Entre 22 e 25 de setembro de 2022, foi realizado o 37º Congresso Mundial de Medicina do Esporte da FIMS (Federação Internacional de Medicina do Esporte), na cidade de Guadalajara, México. O evento mais importante da especialidade contou com a participação de sete brasileiros, entre os palestrantes: Eduardo Henrique De Rose (RS), ex-Presidente da FIMS; José Kawazoe Lazzoli (RJ), Presidente da COPAMEDE (Confederação Panamericana de Medicina do Esporte); Marcelo Bichels Leitão (PR), ex-Presidente da SBMEE e atual Diretor Científico; Ivan Pacheco (RS), atual Presidente da SBMEE; Daniel Arkader Kopiler (RJ), ex-Presidente da SBMEE; Roberto Nahon (RJ), membro da Diretoria da SBMEE; e Félix Drummond (RS), ex-presidente da COSUMED (Confederação Sul-Americana de Medicina do Esporte) e da SBMEE. Conforme já vem se tornando tradição nos Congressos Mundiais, a SBMEE ainda foi responsável pela organização de um Simpósio durante o Congresso Mundial.

Ainda nesse período, foram realizadas eleições para o Comitê Executivo da FIMS, tendo o ex-Presidente da SBMEE, José Kawazoe Lazzoli, sido eleito Secretário Geral da entidade. Nas grandes organizações internacionais, o cargo de Secretário Geral é habitualmente o último passo antes da presidência. Ainda, os Drs. Marcelo Bichels Leitão e Daniel Arkader Kopiler foram indicados como membros efetivos, respectivamente, das Comissões de Educação e de Desenvolvimento.

Foram ainda eleitas as cidades que sediarão os próximos Congressos Mundiais de Medicina do Esporte: em outubro de 2024, o evento será realizado em Dubai; e em setembro de 2026, a cidade-sede será Santiago do Chile. Durante as reuniões, foram feitas diversas menções e referências ao 35º Congresso Mundial, realizado em 2018 no Rio de Janeiro, tão bem organizado pela SBMEE.

Mais uma vez, a SBMEE marcou presença no evento mais importante da nossa especialidade em nível mundial! Parabéns aos colegas que tão bem nos representaram!