VAGAS ESGOTADAS!

Aguardem a próxima turma!

CERTIFICAÇÃO SBMEE EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM EVENTOS ESPORTIVOS

PHSLS – SBMEE

(Prehospital Sports Life Support – SBMEE)

A SBMEE retorna com esse importante curso de Certificação,
após interrupção devido à pandemia de COVID-19!
 

Público Alvo: Médicos que atuem diretamente com intercorrências médicas em ambientes esportivos (Estádios, Ginásios, Clubes, Academias, Centros de Treinamento, Confederações/Federações etc.)


Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes km 11,5 – sem número – Vila Guarani – São Paulo.

Data: 06 e 07 de maio/2023.


Justificativa e Objetivo:

Num evento esportivo, uma urgência ou emergência apresentada por um praticante necessita de um atendimento imediato e especializado, para que ocorram um diagnóstico adequado e conduta correta. Estes procedimentos iniciais, quando bem executados, são fundamentais no socorro do esportista, podendo levar a um breve retorno aos treinos ou competições, sempre que possível, por evitar ou reduzir a
chance de eventuais complicações e até sequelas, além de, por vezes, preservar a sua própria vida.
Este curso visa preparar médicos para atuarem de forma eficiente e segura neste tipo de atendimento.


Conteúdo Programático

Dia I – 06/05/23
Módulo I: Teórico

Esse módulo foi desenvolvido para ensinar e/ou reforçar os princípios da avaliação rápida e adequada de uma urgência ou emergência num esportista, com uma abordagem sistematizada, tratando primeiro os problemas identificados como ameaça à vida e reduzindo o tempo necessário para o transporte a um serviço hospitalar.

Carga horária: 08h00-20h30


Dia II – 07/05/23
Módulo II: Prático

Ministrado por instrutores capacitados e experientes, os alunos participam de simulações de situações baseadas em casos reais mais prevalentes no âmbito esportivo, divididos em estações de aprendizagem.

Carga horária: 07h30-15h30


Módulo III: Provas

Os alunos serão submetidos a uma prova escrita e provas práticas, que totalizarão um máximo de 100 pontos possíveis.

A prova escrita terá a sua nota máxima em 50 pontos.

As provas práticas constarão de estações, envolvendo situações diferentes de atendimento, cuja pontuação máxima total será de 50 pontos, resultado da soma das pontuações obtidas nas estações de atendimento propostas.

Para aprovação final, a somatória mínima deverá ser de 70 pontos (correspondendo a 70% da pontuação máxima possível).

O aluno que tiver aproveitamento abaixo de 60%, em qualquer uma das provas realizadas (escrita ou práticas), será reprovado, independentemente de sua pontuação final.

O aluno que atingir, no mínimo, 90 pontos na somatória final das provas, poderá ser convidado a participar do programa de formação de instrutores de PHSLS – SBMEE.

Carga horária: 15h30-20h00


Certificação: Certificado de Aprovação emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte + Carteirinha, com validade de 2 anos.

 

Observações:

• As vagas são LIMITADAS, sendo preenchidas por ordem cronológica
de confirmação de pagamento da taxa de inscrição.

• Não haverá reembolso de pagamentos feitos, após 07 dias da data de inscrição, em caso de desistência do aluno.

• O curso poderá ser cancelado ou adiado, por falta de quórum mínimo de alunos inscritos ou outro motivo relevante, com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista para seu início.

• Na hipótese de cancelamento do curso por parte da organização, será devolvido 100% do valor de taxas pagas (Inscrição), por meio de depósito em conta bancária do inscrito.

• A organização do curso não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens rodoviárias/aéreas, combustível, hospedagem etc.