NOVA TURMA 2024!

A SBMEE vai oferecer a 1a turma 2024 desse importante curso de Certificação, em São Paulo:

04 e 05/05/2024

VAGAS ESGOTADAS!

CERTIFICAÇÃO SBMEE EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM EVENTOS ESPORTIVOS

PHSLS – SBMEE

(Prehospital Sports Life Support – SBMEE)

 

Público Alvo: Médicos que atuem diretamente com intercorrências médicas em ambientes esportivos (Estádios, Ginásios, Clubes, Academias, Centros de Treinamento, Confederações/Federações etc.)

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes km 11,5 – sem número – Vila Guarani – São Paulo.

Data: 04 e 05 de maio/2024.

Justificativa e Objetivo:

Num evento esportivo, uma urgência ou emergência apresentada por um praticante necessita de um atendimento imediato e especializado, para que ocorram um diagnóstico adequado e conduta correta. Estes procedimentos iniciais, quando bem executados, são fundamentais no socorro do esportista, podendo levar a um breve retorno aos treinos ou competições, sempre que possível, por evitar ou reduzir a chance de eventuais complicações e até sequelas, além de, por vezes, preservar a sua própria vida.

Este curso visa preparar médicos para atuarem de forma eficiente e segura neste tipo de atendimento.

Conteúdo Programático

Dia I – 04/05/24

Módulo I: Teórico

Esse módulo foi desenvolvido para ensinar e/ou reforçar os princípios da avaliação rápida e adequada de uma urgência ou emergência num esportista, com uma abordagem sistematizada, tratando primeiro os problemas identificados como ameaça à vida e reduzindo o tempo necessário para o transporte a um serviço hospitalar.

Carga horária: 08h00-20h30

Dia II – 05/05/24

Módulo II: Prático

Ministrado por instrutores capacitados e experientes, os alunos participam de simulações de situações baseadas em casos reais mais prevalentes no âmbito esportivo, divididos em estações de aprendizagem.

Carga horária: 07h30-15h30

Módulo III: Provas

 Os alunos serão submetidos a uma prova teórica e provas práticas, que totalizarão um máximo de 100 pontos possíveis.

 A prova teórica terá a sua nota máxima em 50 pontos.

 As provas práticas constarão de estações, envolvendo situações diferentes de atendimento, cuja pontuação máxima total será de 50 pontos, resultado da soma das pontuações obtidas nas estações de atendimento propostas.

 Para aprovação final, a somatória mínima deverá ser de 70 pontos (correspondendo a 70% da pontuação máxima possível).

 O aluno que tiver aproveitamento abaixo de 65% numa das provas realizadas (prova teórica ou em qualquer uma das estações práticas), será reprovado, independentemente de sua pontuação final.

 O aluno que atingir, no mínimo, 95 pontos na somatória final das provas, poderá ser convidado a participar do programa de formação de instrutores de PHSLS – SBMEE.

Carga horária: 15h30-20h00

Certificação: Certificado de Aprovação emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte + Carteirinha, com validade de 2 anos.

 Observações:

As vagas são LIMITADAS, sendo preenchidas por ordem cronológica de envio de confirmação de pagamento da taxa de inscrição.

O curso poderá ser cancelado ou adiado, por falta de quórum mínimo de alunos inscritos ou outro motivo relevante, com pelo menos 1 semana de antecedência da data prevista para seu início.

Na hipótese de cancelamento do curso, por parte da organização, ou envio de pagamento da inscrição, pelo candidato, já com as vagas tendo sido cronológica e previamente preenchidas, será devolvido 100% do valor da taxa paga (Inscrição), por meio de depósito em conta bancária do inscrito.

Não haverá devolução da Taxa de Inscrição, em caso de desistência do aluno.

A organização do curso não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens rodoviárias/aéreas, combustível, hospedagem etc.