PHSLS – SBMEE

(PreHospital Sports Life Support – SBMEE)

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) criou o Curso de CERTIFICAÇÃO EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM EVENTOS ESPORTIVOS, visando formar/aperfeiçoar profissionais da saúde para atuarem de modo sistematizado, eficiente e seguro, neste tipo de situação (além de ser, por suas características, uma das áreas de atuação do Médico do Exercício e do Esporte).

O 1º curso ocorreu em agosto/2019 (com 2 turmas já formadas) e a SBMEE promoverá esta Certificação regularmente. Portanto, interessados devem ficar atentos à abertura de inscrições divulgadas neste site!

Público Alvo: Médicos e outros profissionais que atuam diretamente com intercorrências médicas em ambientes esportivos (Estádios, Ginásios, Clubes, Academias, Centros de Treinamento, Confederações/Federações etc.).

Justificativa e Objetivo:

Num evento esportivo, uma urgência ou emergência apresentada por um praticante necessita de um atendimento imediato e especializado, para que ocorram um diagnóstico adequado e conduta correta. Estes procedimentos iniciais, quando bem executados, são fundamentais no socorro do esportista, podendo levar a um breve retorno aos treinos ou competições, sempre que possível, por evitar ou reduzir a chance de eventuais complicações e até sequelas, além de, por vezes, preservar a sua própria vida.

Este curso visa preparar médicos e outros profissionais da área da saúde para atuarem de forma eficiente e segura neste tipo de atendimento.

Conteúdo Programático

Módulo I: Teórico

Esse módulo foi desenvolvido para ensinar e/ou reforçar os princípios da avaliação rápida e adequada de uma urgência ou emergência num esportista, com uma abordagem sistematizada, tratando primeiro os problemas identificados como ameaça à vida e reduzindo o tempo necessário para o transporte a um serviço hospitalar.

Módulo II: Prático

Ministrado por instrutores capacitados e experientes, os alunos participam de simulações de situações baseadas em casos reais mais prevalentes no âmbito esportivo, divididos em estações de aprendizagem.

Módulo III: Avaliações teórico-práticas dos participantes

Certificação: Certificado de Aprovação emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte + Carteirinha, com validade de 2 anos.